quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Porque tanto Cinza ?


Teresina, já não é mais a Cidade Verde, e sim Cinza. Já a algum tempo venho observando que  as grandes árvores que muito se tinha na cidade, hoje são poucas. Por conta do medo das chuvas fortes, os fios que se partem, o medo de se ter uma árvore robusta nas ruas da cidade, foram alguns dos diversos motivos para a diminuição delas. É claro que ainda se encontram àrvores na cidade, muitas até, mas àrvores de médio e pequeno porte,  que quase não possuem folhas, nem sombra e até a cor da folha nem é tão verde. Encontra-se muito das frutíferas em quintais de residências ainda, mas espalhadas pelo meio da cidade é a coisa mais rara.

Mas eu sei que vocês estão se perguntando: "Onde ele quer chegar?", então eu respondo: Teresina
a cada dia está na base da fumaça, das queimadas, o que afeta muito a nossa saúde. As àrvores
são um ponto importante nisso porque se existem poucas dessas àrvores robustas, obviamente, que o 'ar puro' seja menor, o que não significa, ou que eu não queira dizer, que as outras árvores não servem, eu não seria idiota de afirmar isso, mas enfim, o meu ponto é esse. O ar puro está sendo tomado pelas fumaças em diversos pontos da cidade. O clima tem uma parcela de culpa nisso sim, mas aqui sempre foi tão quente, o problema são os humanos, os habitantes, que provocam todo esse 'fogarel' e fumaças nessa cidade. 

Presencio desde a rua da minha casa, até o local do ponto de ônibus, o caminho até o trabalho, 
na volta da faculdade, ou seja, em todo o dia eu vejo focos de queimadas e consequentemente fumaças, que nos deixam com falta de ar, que nos entopem com 'cheiro de fumaça', que arde os olhos, que enchem nossas casas de cinzas, enfim. Tudo o que ocorre nas ruas,  nas cidades, na Terra, é culpa do homem, do habitante do local. E não é possível que essas criaturas sejam tão 'no mundo da lua', para não perceber o quanto isso é prejudicial para nossas vidas e para essa capital. Devemos nos tocar que se o clima já não é tao favorável, não devemos sair queimando tudo o que há na porta da nossa casa (que é o que muitas pessoas fazem), nem jogando o cigarro fora perto de um mato, um local seco. 

Concluindo, os atos que as pessoas cometem é que causam toda essa situação que estamos presenciando aqui na capital, desde a diminuição das árvores até jogar a bagana de cigarro no chão. Seria de extrema importância, se tivesse uma conscientização geral na cidade para diminuir todos esses atos.
Eu, particularmente, ainda gostaria que a cidade continuasse com o 'apelido' de Cidade Verde, e que o ar que eu respirasse ainda fosse 'puro'.

Nenhum comentário: