sábado, 16 de junho de 2012

O futuro do país está mesmo nas mãos dos Jovens ?


Lendo, pesquisando e pensando com meus botões, fiquei analisando sobre a verdade que está sempre a nossa frente e parece que não damos tanta importância a isso: O futuro do país são os jovens. Será mesmo? Dentre essas pesquisas e pensamentos, concluí que está meio que dividia essa afirmação, sinceramente não vejo atitudes que comprovem que o país poderá ter uma mudança futuramente, mudanças em geral como mudanças políticas, climáticas, musicais, de educação... 
O Brasil é um país enorme, com diferentes culturas e opniões, isso chega a ser algo bom, tantas coisas 
diferentes num só local, mas se colocarmos na prática não tem sido tão vantajoso. Estamos na semana do Rio+20, falando sobre sustentabilidade, e entrando nesse assunto e ligando aos jovens parece que este processo ainda vai ser demorado, os jovens não andam muito interessados em saber de separar o lixo, a plantar árvores, economizar a água, a pararem de queimar e enfim, não estão muito preocupados com o tanto de carros que estão nas ruas, com a superlotação do país e as consequências disso, desde o ano passado em penso em ter uma bike e sair com ela andando por aí, minha mãe já vê como perigoso, os amigos já vêem como algo 'doido', 'desnecessário' e é sobre isso que eu falo.

Estou generalizando, existe sim uma porcentagem aí que, assim como eu, está pelo menos começando se já não estiverem preocupados com isso. Não é fácil assim botarmos todas essas atitudes em prática, mas fazendo nossa parte e divulgando, conscientizando, conversando, é possível que os jovens possam no futuro mudar essa situação. Mas voltando ao ponto da dúvida, ainda fico meio receoso a isso, fora a sustentabilidade, os jovens andam fazendo tanta merda juntos desde cedo, é até irônico eu falar isso, pois desde cedo eu comecei a beber, mas é justo por isso que tomei consciência da necessidade de saber controlar as coisas, não beber exageradamente, não fumar, não dirigir embriagado, não sair com amigos para sair por aí fazendo coisas incertas, isso é o que o jovem faz, e se chega um tentando conversar para mudar isso, é tachado de 'bobalhão'. 

Já abrindo o assunto, os jovens se espelham assim: "ah mais tem tanta gente que nem faz o certo também, porque eu tenho que ser o responsável", ou então, "ah mais um país desse que tem só ladrão, inclusive no poder...", porque não pensar isso e já ligar para um pensamento de como isso poderá ser mudado ? É tão difícil 'crescer' o pensamento assim ?
É aí que vem a questão da educação, por vivência própria de amigos, ví que 'a galera' não tem um pingo de interesse em ler, em pesquisar, em ir atras de conhecimento, os pais que não conversam e enfim, não sei se eu sempre tive interesse pela comunicação, mas sempre fui curioso em ler, em saber de tudo, então é preciso abrangir isso, afinal, somos ditos pelos mais 'vividos' como 'os salvadores do futuro'. 
Pare e pense por uns minutos e veja o Brasil, pense na educação, pense em como é a vida real de um jovem, pense no desnível das classes sociais... enfim, analise toda a situação e veja se essa afirmação de que 'Os jovens vão salvar o futuro' é condizente com a realidade. Os jovens querem saber de chegar o final de semana, irem pras festas, pros forrós, pros pagodes, pros Tchu tchu tcha tcha, e passar os anos vivendo isso, apesar de terem idade e mentalidade, de saberem do que é preciso fazer, o que falta é atitude e coragem para a grande maioria que eu os chamo de "Alienados".

Costumo dizer que o Brasil já nasceu errado, historicamente, e isso desde os anos 1500 para cá vem trazendo o modo de como é o país aqui como vivemos. Eu juro como já penso nos jovens e suas atitudes por essa postagem: se eu divulgar essa postagem, apenas 5% dos meus amigos que tenho em Facebook, twitter e enfim, irão ler e entender. Algo tem que ser mudado de agora para que os próprios jovens mudem.

Nenhum comentário: